Cidades

Festival de Rock agita a noite de Maricá

A Banda RJ-106 abriu o festival na noite desta sexta-feira. Foto: Wallace Rosa.

Uma mistura de sons embala a abertura do Festival de Rock, na noite desta sexta-feira (12), no estacionamento público Luiz Claudio Mamago, entre as ruas 4 e 5 da Barra de Maricá. Às 17h alguns maricaenses já estavam à postos para apertarem o ‘play’ imaginário e cantarem juntos os maiores clássicos do gênero, passeando pelo cenário nacional e internacional. No entanto, só às 19h o som rolou pra valer.

Logo de cara, o movimento agitado dos instrumentos musicais aliado à pluralidade do repertório trazido pelo primeiro grupo a subir no palco, movimentou o pequeno público presente.

Chegando com tudo, a Banda RJ-106, formada por um sexteto abriu a sequência de 21 shows previstos para ocorrer até o domingo (14), sempre a partir do mesmo horário e com entrada gratuita.

Animados, os vocalistas Tathy Siebra e André Sodré puxaram a música “Exagerado” do eterno Cazuza, acompanhados dos musicistas Romulo Brum, Jr. Cadela, Rodrigo Brum e Marcio Souza.

A secretária de Cultura de Maricá, Andréa Cunha, argumentou que por se tratar de um dia e horário em que as pessoas ainda estão voltando do trabalho, a movimentação começa a ser maior a partir das 21h.

Seguindo o embalo rock’n roll, o conterrâneo cantor Fábio Madureira, que vai tocar com a sua banda pela primeira vez na própria cidade, disse que está ansioso pela sua apresentação.

“Vou lançar duas músicas autorais. Uma se chama ‘Bom Dia’, que inclusive escrevi em parceria com o meu pai, o Jerônimo Madureira. A outra faixa é a “Rejuvenescer”. Além do mais, farei uma mescla de tudo o que é bom do universo rock, cantando os sucessos de Aerosmith, Queen, Guns N’ Roses, Barão Vermelho e Raul Seixas”, disse empolgado.

O evento que reúne dezenas de bandas que viajam pelo rock clássico ao mais pesado, passeando também pelo pop dançante, acontece em meio ao Dia Mundial do Rock, que será comemorado neste sábado (13), fato que motiva ainda mais os artistas do line-up.

Com seis anos de carreira e criada em Itaipuaçu, a Banda Thunderock, formada pelos meninos João Rock, Andy Lee, Luan Meus Queridos e Ander Jeremy, deve aproveitar a presença no festival para apresentar o EP de estreia, intitulado There’s Still, lançado no ano passado, com a música de trabalho “Ordem e Progresso?” que tem forte crítica ao atual cenário político brasileiro.

“Gosto muito de rock. Esse festival está bem organizado e bem preparado. A minha expectativa é de conhecer bandas novas. Maricá sempre oferece cultura e automaticamente traz conhecimento para a população. Novas gerações estão conhecendo o rock aqui hoje”, disse Andréa Cavalhero, acompanhada de sua família.

Conforme Andréa Cunha, secretária de Cultura, o projeto foi planejado devido à cultura dos grupos de rock presentes na cidade.
“São muitos artistas do gênero em fundo de garagem. Isso aqui é pra resgatar essa linguagem. O festival contempla não só os rockeiros, como os moradores do entorno. Estamos muito felizes”, comemorou.

Logo mais, o público ainda vai poder vibrar com o som de Paul Rock, Renato Russo Cover, Banda Gênero e DJ Acqua.

O festival é um convênio da Prefeitura com o Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial de Cultura, com recursos de emenda parlamentar. No sábado e domingo outras bandas locais e convidadas, além de DJ’s também farão apresentações

< Arraiá de São João promete agitar Caminho Niemeyer Rampas da Ponte interditadas no Rio para obra do BRT <